Essa postagem é sobre um assunto que todos já ouviram falar: a famosa "hérnia de disco".
Porém, antes de entender a doença, quero que vocês aprendam como é um disco saudável.
O disco é uma estrutura que existe entre as vértebras. Tem a mesma função do "amortecedor" dos carros, ou seja, absorve e dissipa impactos aos quais estamos sujeitos no dia a dia. Ex: nosso próprio peso, o impacto das posturas sentada, em pé, da prática de esportes, etc.
Veja na foto abaixo, as estruturas em azul representam o disco visto entre as vértebras.
Já na figura baixo, pode-se vizualizar o disco internamente. Anatomicamente, ele tem 2 partes principais: o ânulo fibroso, mais externo e rígido, e o núcleo pulposo, uma espécie de material gelatinoso, contida pelo ânulo. A comparação simbólica clássica do disco, é com um chiclete Bubaloo. Mais denso por fora, e com um "recheio" líquido.
Agora, pensem em apertar suavemente o chiclete, de forma que ele se deforme, porém não vaze. Quando isso acontece no disco intervertebral, temos apenas uma "protusão discal". Ou um abaulamento do disco, outro termo comumente usado. Isso não é hérnia. Ainda. Mas, pode torna-se. O disco pode vazar, herniar, como o líquido dentro do Bubaloo, caso a pressão sobre ele aumente. E aí temos a clássica hérnia de disco.
Mas quais as causas disso?
Como evitá las ???
Quais as consequências?????
São muitas informações, vamos por partes,(como diria, Jack). Quero que vocês digiram essas informações iniciais primeiro. E nos próximos posts, explico o que falta.
Bjs
Ciça
Professora Cintia sempre arrasando nos posts!! Parabéns pela didática!!!
ResponderExcluirMuitas saudades!!!
Obrigada, minha querida...
ResponderExcluirOpiniões como a sua, são sempre de PESO, apesar de vc não ter nem 55kg....rsrsrrs!!
Bjoooo
Saudades da minha TOP MODEL PILATES!