Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

HÉRNIA DE DISCO. Causas e Sintomas. Parte 2

No segundo post sobre a hérnia de disco, iremos nos aprofundar um pouco mais....

Quais as causas da hérnia de disco?

Certamente, por sobrecargas que o disco não pode surportar. Pode-se adquirir uma hérnia bruscamente, após uma queda, um acidente automobilístico, ou após um esforço brusco e mal feito, como erguer uma carga maior que se é capaz de suportar... Ou, também, lentamente, por excesso de mau uso repetitivo. Seja por:

- obesidade, (imagina a sobrecarga de 10, 20, ou 30 kg a mais em você, diariamente, e a sua coluna tendo que suportar???)



- Muito tempo na postura sentada, devido ao trabalho:

Há estudos que comprovaram que a maior sobrecarga na coluna, ao nível L3, ocorre na postura sentada (comparando-a à postura em pé, deitada, etc, conforme podem observar no gráfico abaixo). E a sobrecarga aumenta mais ainda se você permanece sentado com o tronco projetado para frente.





E quais os sintomas???

Depende da inervação "pinçada" pela hérnia. Cada nervo é responsável por uma área determinada do corpo. Isso inclui motricidade (movimentos) e sensibilidade (tátil e dolorosa). Portanto, dependendo do nível que a hérnia acontece, é o sintoma característico. Geralmente eles são: dor (de intensidade variável), parestesia (formigamento) e até perda da função.






Abaixo, para ilustrar, segue um mapa da inervação correspondente a área afetada. É bem fácil descobrir qual o segmento afetado, mesmo sem exames de ressonância magnética. Basta determinar o trajeto da dor, e a inervação correspondente.



Mais, uma vez, vamos por partes. Muita informação por hoje. O próximo e último post sobre o assunto será sobre a parte mais interessante: como é o tratamento! :)
Bjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário