Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

HÉRNIA DE DISCO. Tratamentos possíveis. Parte 3

Último post sobre nossa  (ini) miga, hérnia de disco. Será que vocês aguentam mais um???
O que interessa, certamente, é como tratar a hérnia de disco já adquirida.
E o tratamento correto vai depender diretamente de quão grave está o quadro, ou seja, o quanto os sintomas estão incomodando o indivíduo.

Se a pessoa tem apenas uma protusão de disco (que você já aprendeu aqui o que é), pode tratar dessa protusão com o objetivo de não deixa-la evoluir. Como??

1) ELIMINANDO O MECANISMO CAUSADOR
Se foi um acidente, passe imeditamente para o item 2. Se não foi, como na maioria dos casos, para eliminar o mecanismo causador, provavelmente você precise da dobradinha "perder peso e adequar seu posto de trabalho".  É relativamente uma solução simples. Porém, muitos não estão dispostos a segui-la... O que eu já ouvi de comentários assim: "mas tem tantos gordinhos sedentários que não tem hérnia!!!!!!!!!!". A minha reposta é a seguinte: " Do mesmo jeito, tem tantos fumantes que não tiveram (ainda) câncer de pulmão!!!!".  Acorda, gente. É simples, basta querer.

2) FORTALECENDO OS MÚSCULOS CONTENSORES DA COLUNA: 
A coluna é uma pilha de ossos. Como contê-la? Com uma parede de músculos anteriores (os badalados abdominais) e posteriores (os paravertebrais).  Para manter a coluna protegida por uma casa de músculos, temos que fortalecer a tão famosas "casa de força", ou "powerhouse". Para isso, podemos iniciar com exercícios simples e ir progredindo conforme a evolução particular de cada um. De brinde, ainda é esteticamente agradável  ter uma barriguinha sarada. Ou alguém discorda??

Fortalecimento de abdominais com Bola



Fortalecimento de paravertebrais com Bola


3) ELIMINAR OS VÍCIOS POSTURAIS:
Isso pode ser feito por meio de diversas técnicas, como o RPG e o Pilates. Eu recomendo, nos momentos de crise, particularmente o RPG, que é mais passivo. Porém, este método não promove fortalecimento muscular. Assim que a dor for eliminada nos movimentos ativos, pode-se preconizar o Pilates, para fortalecer a casa de força.



Gente, isso é para todos os casos. Sejam eles tratados conservadoramente (ou seja, sem cirurgia) ou cirurgicamente, pois após a cirurgia, é essencial que não se adquira uma nova hérnia.

Dentre os procedimentos cirúrgicos existentes, podemos destacar 2: Um minimamente invasivo, a artroscopia, e outro um pouco mais invasivo, a fixação (artrodese) da coluna.

ARTROSCOPIA DA COLUNA:

É necessária quando o material herniado comprime a medula, ou a raiz nervosa. Este material é um corpo estranho que ocupa um local não pertencente a ele. Então, fisicamente, é impossível tratar isso com remédio ou fisioterapia. Nenhuma dessas duas opções é capaz de empurrar o material herniado para dentro do disco de novo. Então, a solução é retirar esse material.

A  cirurgia é feita por vídeo, com o paciente em decúbito ventral (ou seja, de bruços). O médico introduz a micro-câmera e o instrumento para retirada da hérnia por um pequeno furinho nas costas. Retira o material e pronto. A cirurgia acabou. O médico a conduz olhando para uma televisão, onde a imagem interna é mostrada, e não para o paciente.

É considerada minimamente invasiva porque o acesso é mínimo, não tem cortes. Apenas o furinho de acesso para o artroscópio. Veja ilustração abaixo.



ARTRODESE DA COLUNA:

"Artrodesar" significa fixar uma articulação. E é isso que é feito nessa cirurgia.
O médico fixa o segmento que tem a hérnia, com parafusos e hastes, para que este segmento, apesar de rígido, a partir de agora, nunca mais comprima o disco e consequentemente, pince a inervação ao redor. É agressivo porque bloqueia definitivamente um segmento. Mas, também garante que nunca mais esse segmento terá seu espaço diminuído. Veja abaixo RX e ilustração disso:



Resumo de tudo isso?

Cuide com carinho da sua coluna. Você precisa MUITO dela, então viva e conviva bem com ela.
Bom fds a todos.
E JUÍZO!!! aos que estão precisando.


4 comentários:

  1. Ameiiiii a matériaaaaa....está de parabéns...seu blog é ótimoo!! Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedora a matéria. Tenho protusão discal na c1,c2.. c4, c5, c6, c7... kkk Sou um desses que precisa de juizo! Mas fiz pilates e agora estou fazendo osteopatia. Recomendo os 2, pois minhas dores estão diminuindo e eu retomando minha qualidade de vida. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Jú querida!!
    Obrigada pelo comentário... Vindo de uma excelente ex-aluna como você, é recompensante...

    &

    Matheus!!

    Juízo não dá em árvores... Senão eu te dava uma mudinha....rsrsr!! Vc precisa se cuidar sim. Que bom que pelo menos na hora de se tratar vc faz tudo certinho, impecável...
    Só que arruma uma lesão nova por ano!!
    Agora já tá bom, né??
    Obrigada pelo comentário e fico feliz com a sua satisfação com os resultados.

    Bjos aos dois!

    Ciça

    ResponderExcluir
  4. Ciça, vc é uma figura, "Olivia Palermo", kkkkkkkkkkkk...
    XOXO ;D
    Mayana


    baonilha.blogspot.com
    bemcasadodebaonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir