Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cervicalgia: Notebook na cama??? Nem pensar!!!

A cabeça e a região do pescoço estão vulneráveis a muitos tipos diferentes de stress: postura inadequada, traumatismos, doenças da idade como artrose, disfunções da ATM (articulação têmporo mandibular), dentre outras causas.


                                         PS: Será que ele leu muito, por isso ficou assim??


Situações corriqueiras, aparentemente inofensivas, como usar o laptop ou ler na cama,  mascar chiclete demais, podem causar dor se realizadas incorretamente, por tempo prolongado, ou em conjunto com alguma disfunção pré existente.



A dor cervical é  comum e geralmente auto-limitada (ou seja aparece e some sem que você faça nada, ou melhor, apesar do que você faça). Os sintomas costumam desaparecer em poucos dias . Mas, casos em que a dor não some em até 2 meses, são considerados crônicos e além da dor podem resultar em perda de função: redução da amplitude de movimento, deformidades  (torcicolos) e em casos mais graves fraqueza e redução da sensibilidade ou parestesia (formigamento) dos braços.

O médico deve ser procurado se o paciente apresentar qualquer sinal de alerta. Geralmente, o tratamento não é cirúrgico, opta-se pelo tratamento clínico e fisioterápico. A fisioterapia pode ajudar a recuperar a função mais rapidamente e ensinar novos hábitos para reduzir o risco de mais dor. Após o período de dor, quando não houverem mais queixas, o PILATES pode ser indicado para fortalecer a musculatura extensora do tronco e pescoço, o que ajuda o paciente a manter a postura correta aprendida.

Super Mari num fortalecimento dos extensores no Reformer

Postura péssima da criança, sentada igual uma "vírgula", como digo aos meus alunos que sentam com a lombar, lá na faculdade... E ainda por cima, fones nos ouvidos!! O que tira o controle do adulto sobre o volume que está rolando... Cadê os pais desse menino, gente?

6 comentários:

  1. Oie!
    Claro que topo fazer parte do perfil pilates!!
    Quando?
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ebaaa!!!!!!!!!!

    É pra já! Vou te mandar um email!!

    Obrigada, Marinera!!

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Ser uma víírgula é o típico "trágico-cômico"...
    Obrigada pela visita, Ágape!!
    Venha sempre nos visitar!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Eu prometo que não vou mais sentar que nem virgula na minha cama!! hahahahaha
    Adorei o post =)

    ResponderExcluir
  5. que bom, Dani!!

    Senão, já sabe, tem 2 para pegar no seu pé, agora!!! kkk

    bjos!!

    ResponderExcluir