Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ARTROSE ≠ ARTRITE !! Informação útil!

Gente, SOCORRO!!

Andei lendo por ai que muita gente acha que artrose é a mesma coisa que artrite, então tive a idéia de fazer esse post esclarecedor. Serve tanto para os pacientes, para os leitores do blog quanto para aqueles que ainda "confundem as bolas", ops, as patologias.

Artrose é uma doença degenerativa (ou seja da idade, que surge com o envelhecimento) que acomete a  articulação.  Geralmente afeta articulações sujeitas à carga, como o joelho, o quadril e a coluna lombar.

Artrite (cujo nome completo é artrite reumatóide) é uma doença reumática crônica, que gera inflamação nas articulações, causando dores e deformando a região acometida. É uma doença auto imune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam a articulação do próprio corpo, visando destruí-las, como se essas fossem estranhas ao organismo. E portanto, não tem cura, e não dependem de fatores comuns na artrose como: excesso de peso, uso abusivo da articulação ou idade avançada. A artrite pode iniciar-se na juventude. A artrose é comum no envelhecimento.

Outro detalhe para nunca mais confundir: a artrite tem a característica de iniciar-se em articulações distais (dedos das mãos) e  só depois afetar as proximais. Já a artrose, é comum no quadril, com já citamos. E o quadril é considerado uma articulação proximal.

E na sequência, para elucidar de uma vez por todas as dúvidas dos interessados, dos curiosos e até dos desinteressados, fotos de cada situação.




Por último... Quanto à prática de pilates nessas duas situações. Na artrose o pilates é indicado sim, para ganhar massa muscular nas regiões adjacentes (porquê o impacto do dia a dia seria absorvido também pelos músculos e não só pela articulação) e para ganhar alongamento muscular (já que há aproximação dos espaços articulares, quanto mais alongados os músculos estiverem, menos eles tracionarão as articulações, levando um osso de encontro ao outro pelo encurtamento). Ou seja, quem tem artrose, DEVE fazer pilates.

Já quem tem ARTRITE, nos momentos de crise, (chamado de Fase AGUDA) deve fazer REPOUSO articular. Leiam a importância do repouso no link http://www.scielo.br/pdf/rbr/v47n2/07.pdf. Já nas fases em que a doença não está ativa, esses pacientes podem praticar exercícios leves, inclusive o PILATES, de forma bem orientada, com carga suave, para não deflagrar dor e outras crises. Esses exercícios podem incluir alongamento e fortalecimento, mas respeitando a tolerância e a dor do praticante. Leiam mais aqui: http://www.cerir.org.br/pdf/Consenso_Artrite.pdf



Espero que tenha sido esclarecedor, por mais doloroso que seja.

Beijos com carinho!!!

12 comentários:

  1. Que legal esse blog com várias informações ótimas!!
    Já estou seguindo ;)
    Conheça o meu blog e se gostar, me siga também:
    http://dicasdemadame.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jani!!! Obrigada pelo comentário. Passe aqui sempre que puder!

    Vou te visitar também!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cintia,
    Amei o comment no blog! Tks!
    Adorei o Pilates for health, vou indicar e passarei sempre por aqui.
    Bjs,
    Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  4. Oi Cintia...
    que bom que gostou do meu blog! Tambem estou começando e devagarzinho vou pegando o jeito disso aqui! Adorei seu blog, pq alem de irformações importantes e interessantes de saude... fala sobre pilates q eu comecei a fazer e estou adorando!!
    beijao... e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho artrose nos dois joelhos e faço pilates, graças a Deus!

    ResponderExcluir
  6. Aurea querida, por isso que vc está BEM MELHOR... Obrigada pela confiança!!

    Beijos

    Cintia

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post super esclarecedor! Beijos e continue escrevendo para nós....

    ResponderExcluir
  8. sofro com artrite quero sa ber o que é esse pilates.

    ResponderExcluir
  9. Entendeu, Loirah?????????????

    Eu sei que vc passa aqui todo dia, deve ser pra ver se uma hora as informações entram na sua cabecinha...rs!!


    PS: Já ouviu falar de ID??

    ResponderExcluir
  10. Amigo, acho que esta um pouco equivocado. Boa diferenciação no que diz respeito a artrite e artrose, porém a AR e apenas uma das formas de artrite existentes, e importante salientar que além delas ainda existem outras causas de artrite. Abraço..

    ResponderExcluir
  11. Gostei tanto deste blog! Que bom que o encontrei. Não sabia a diferença entre artrite e artrose. Tenho artrose no joelho direito e atualmente ele está inchado, bem inchado. Não fiz nada para ele estar assim. Devo fazer pilates durante a crise? Acho que não, não é?

    ResponderExcluir