Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O risco do uso excessivo do salto alto









Os saltos...Apesar da elegante aparência, esse tipo de calçado pode causar sérios danos nos pés, coluna e joelhos.  O salto alto pode ser um vilão para a saúde da mulher. O uso contínuo desse tipo de sapato acarreta inúmeros problemas na coluna, joelhos, e pés. O comprometimento mais comum é o encurtamento do tendão de aquiles - tecido que conecta o osso do calcanhar e o músculo da panturrilha.
Com o salto alto os dedos são forçados, pois o peso do corpo fica concentrado neles tirando a total participação do calcanhar, o que gera mais desconforto e problemas, principalmente dores na região anterior do pé.
A 'tendinite de aquiles ou de calcâneo' intensifica a presença de dor na parte de trás da perna, praticamente imobilizando a paciente por um período que pode levar de alguns minutos até dias. A dor indica inflamação desse que é o tendão mais potente do corpo humano. O pé funciona como uma alavanca impulsionada pelos dedos, que precisam de espaço para se movimentar e garantir a troca de passos. Mas, quando estão apertados dentro dos sapatos, perdem a força de arranque e favorecem a pressão inadequada e a formação de calosidades. Além disso, há mudança do centro de gravidade do corpo, com projeção anterior, e consequente sobrecarga da região anterior da patela, coluna e dedos do pé... Aí, a consequência desta má distribuição de peso corporal todo mundo conhece: Artrose.

Problemas mais comuns decorrentes do uso do salto:

- Encurtamento do tendão de aquiles;
- Calos nos dedos;
- Tendinites;
- Má circulação - o que ocasiona varizes;
- Dor na região da frente do pé
- Desgaste articular precoce

Sugestões para minimizar os danos:

- Alternar a altura do salto;
- Preferir os saltos plataformas;
- Após o uso do salto, massagear os pés;
- Alongar a panturrilha;
- Para longas distâncias prefira os saltos baixos ou o uso de tênis

PS: No vídeo, o último tombo de uma modelo na passarela, devido ao altíssimo salto usado, num desfile em Londres. Nas fotos, o tombo da excêntrica Lady Gaga num aeroporto, e da ex BBB Josyane.

2 comentários:

  1. ainda assim nós amamos salto!!
    bjos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dá para usar, precisa apenas fazer muuuuuito alongamento de tríceps sural para compensar! bjos!!

    ResponderExcluir